Cursos Piloto de Parapente - Descrição
A prática deste desporto não exige que o praticante tenha alguma experiência prévia. Pelo facto de ser uma modalidade desportiva aérea, a destreza mental do praticante é muito importante, dado que a tomada de decisões, bom senso, disciplina, capacidade de entreajuda são factores preponderantes.
O Curso de Parapente é composto por uma componente teórica e outra prática. A prática, começa com treinos básicos no solo, por forma a que o aluno aprenda várias técnicas de controlo da asa e de um conjunto de procedimentos. Nesta fase são efectuados voos em Asa Bilugar com o aluno. Com a evolução e domínio das várias técnicas, surgem os primeiros voos de encosta com desníveis não superiores a 50 mts, sob supervisão do Instrutor e auxílio de comunicação via rádio, até que o aluno ganhe confiança e tenha uma progressão contínua em todos os aspectos do voo, evoluindo de forma segura para a sua autonomia como Piloto.
A componente teórica ministrada inclui: Princípios básicos de aerodinâmica, Meteorologia/aerologia, Parapentes/Equipamento, Perfil e factores do Piloto, Legislação aeronáutica, Primeiros socorros, regras e regulamentos, Rádio Comunicações.
Quanto às performances físicas do praticante, não tem de ser alguém sobredotado fisicamente, bastando para o efeito alguma prática de exercício físico que embora salutar e muito importante, não é obrigatória. O voo é sempre o culminar duma aventura do espírito, que embora livre, obedece a regras. O respeito, aliado a uma verdadeira vontade de aprender, acatando as instruções e os ensinamentos, quer dos nossos Instrutores/Monitores, quer dos Pilotos mais experientes, são condições importantes na formação dum Piloto de Parapente. A duração do curso depende não só da disponibilidade/assiduidade do aluno, como também da meteorologia, no contexto das aulas práticas. O curso culmina com um teste de cariz teórico da matéria aprendida, supervisionado por um examinador da FPVL ( Federação Portuguesa de Voo Livre ) e um outro de voo prático. O aluno concluiu com sucesso as sucessivas etapas. Torna-se pois, Piloto Autónomo, sem nunca esquecer que voar é um acto continuo de aprendizagem. Voar é pois, uma descoberta, uma partilha de sorrisos com os nossos amigos mal aterramos. É sentirmos que somos tão poucos a ousar desafiar a gravidade para alegremente brincarmos no Céu, não pela coragem ou arrojo, mas pela vontade que nos move em sermos livres.
Porquê aprender a voar connosco.
Fomos pioneiros no desenvolvimento das actividades de voo na Madeira e sócio fundador da FPVL (Federação Portuguesa de Voo Livre). Possuímos instalações próprias com Escola certificada pela (FPVL), e dispomos de uma equipa de Instrutores e monitores qualificados com uma longa experiência.
Somos responsáveis pela formação da grande maioria de pilotos de parapente na Região desde 1990, ano em que surge o Parapente na Madeira. Os nossos alunos beneficiam de uma aprendizagem que se pauta por elevados padrões de segurança. Beneficiam ainda de um vasto conjunto de equipamentos devidamente homologados e de todo o material didático, de apoio e o Manual de Instrução. Toda a componente teórica é ministrada na nossa sala de aulas, possuindo para o efeito equipamento audiovisual, tornando assim fácil e agradável todo o processo de aprendizagem dos nossos alunos.
O desafio está lançado.
Teremos o maior prazer em poder partilhar contigo este novo desafio a que muitos chamam o mais antigo sonho do Homem. Voar.
Torna o teu sonho realidade.
Vem voar connosco.